Organização missionária declarou que igreja iraniana é a que mais se expande no mundo.
Enquanto Irã e EUA estão perto de começar uma luta armada, cada vez mais iranianos estão se convertendo e se entregando a Jesus.
É uma história de teor simples que se resume em somente duas frases: a perseguição gerou ameaça de acabar com a modesta igreja do Irã, mas, em vez disso, a igreja iraniana acabou se tornando a que mais cresce no mundo e está gerando influência na região para Cristo.
O Elam Ministries menciona que cerca de 246 pessoas foram batizadas como cristãs em meio a um culto no dia17 de abril. Entre elas encontram-se, 228 iranianos, 17 afegãos e também uma pessoa do Paquistão.
Esse crescimento tem tido aumento a cada década, a partir da revolução iraniana do ano de 1979, que fez o estabelecimento de um regime islâmico de linha dura.
Nas duas décadas posteriores, os cristãos suportaram uma crescente oposição e perseguição: todos os missionários foram expulsos, o evangelismo foi censurado, as Bíblias em persa foram banidas e logo acabaram ficando escassas, aliás, vários pastores foram mortos.
A igreja iraniana esteve sob uma enorme pressão.
Apesar da hostilidade sucessiva do final da década de 1970 até o momento, os iranianos se tornaram o povo muçulmano mais acolhedor do evangelho no Oriente Médio.
Dois fatores cooperaram para houvesse essa abertura. Primeiro, a violência em nome do Islã ocasionou desilusão de forma geral com o regime e levou muitos iranianos a levantar questionamento a respeito de suas crenças.Muitos cristãos iranianos seguiram a dizer com ousadia e fé a outros em relação a Cristo, em face da perseguição.
Como consequência, mais iranianos se transformaram em cristãos nos últimos 20 anos do que nos 13 séculos passados, desde que o Islã surgiu no Irã.
Em 1979, tinha cerca de 500 cristãos com origem muçulmana no Irã. Atualmente, existem vários – alguns dizem mais de 1 milhão.
No ano passado, a organização de pesquisa missionária Operation World fez a nomeação do Irã como a igreja evangélica que mais se expande no mundo. De acordo com a mesma organização, a segunda igreja que mais cresce é o Afeganistão.