O conselho Nacional (CNJ), vem encorajando detentos a lerem a bíblia sagrada, para que suas penas sejam reduzidas e vem sido motivadas em diferentes estados do Brasil.
Ler a bíblia em presídio reduzirá pena de detentos. A assembleia legislativa do Ceará, já aprovou o projeto que a bíblia estará na lista dos benefícios de redução de pena. As regras da CNJ diz que a leitura de um livro permite reduzir quatro dias de pena, com limite de 12 livros por ano.
O Apóstolo Luiz Henrique e também Deputado Estadual, afirma que a redução de pena vai ajudar os detentos a se dedicarem a palavra de Deus. O tempo dentro de uma prisão é muito ocioso e precisamos dar a essas pessoas uma oportunidade de ler algo que lhe traga paz de espírito e mudança de vida.
Apesar de muitos já terem comprovado isso pessoalmente, uma pesquisa realizada pelo Instituto Barna ajuda a ter um olhar mais amplo sobre essa realidade, partindo do pressuposto de que até mesmo os não cristãos podem reconhecer, a partir de dados estatísticos, de que os escritos bíblicos são, de fato, transformadores.
“Segundo o estudo, quase 60% dos americanos dizem que a mensagem da Bíblia transformou suas vidas. Especificamente, os usuários da Bíblia se sentem calmos, encorajados e esperançosos e têm um senso de direção. Os resultados também mostram que o envolvimento da Bíblia tem uma influência positiva sobre os comportamentos”, informa a .
O estudo é realizado anualmente pela “State of the Bible”, da “American Bible Society”, conduzido pela Barna. Os dados de 2018 revelaram que 21 milhões de pessoas buscam novos contados com a Bíblia e pelo menos 14,9 milhões que não haviam tido mais contato resolveram voltar atrás, retomando à leitura.
“Nossa pesquisa mostrou que quando as pessoas se envolvem com a Palavra, suas vidas são melhoradas”, afirmou Roy Peterson, presidente e CEO da Sociedade Bíblica Americana. A transformação de comportamento parece uma consequência da sabedoria adquirida ao ler a Palavra de Deus.
“Eles encontram sabedoria, esperança e cura. Nos tempos às vezes turbulentos de hoje, a Bíblia pode fornecer respostas bem-vindas”, enfatiza Peterson.
O projeto já foi aprovado e encaminhado para ser sancionado ou vetado pelo governador Camilo Santana (PT). O deputado garante ter algumas alianças para que o projeto seja aprovado.