“Fé em Deus” aparece como requisito para vaga de emprego e internet reage
A imagem viralizou rapidamente entre internautas
Um site buscador de empregos deu o que falar, quando uma de suas vagas apresentou um requisito nada convencional para o trabalho. O requisito “fé em Deus”ocupava a descrição de habilidades organizacionais da empresa de soluções e produtos de limpeza.
A empresa cearense,chamou atenção com o requisito que todos os que estão desempregados já devem ter de sobra,com essa crise.Muitos internautas acharam a imagem engraçada e viralizou rapidamente pela web,arrancando risadas dos navegadores.
Em meio a muitos comentários ,alguns internautas chegaram a relatar um certo incômodo ao participarem de entrevistas de emprego.Segundo os candidatos,a pergunta sobre religião parece intimidar,como se a fé fosse um sinônimo de caráter,foi a conclusão que alguns chegara.
“O entrevistador não deverá fazer qualquer tipo de pergunta que se insira na esfera da raça, cor, sexo, etnia, orientação política ou sexual, religião, procedência nacional, regional, intimidade e aspectos pessoais”, explica o advogado trabalhista Jean Nagib Eid Ghosn, da Advocacia Ghosn.
“A entrevista de emprego deve se pautar apenas na qualificação técnica, nos méritos do candidato e nas exigências específicas do cargo colocado à disposição”, afirma. Assim, segundo o advogado, até uma pergunta simples como “quantos anos você tem?” pode representar uma discriminação contra idosos, dependendo das circunstâncias e da condução do entrevistador. Questionar onde a pessoa nasceu pode mostrar preconceito contra certas regiões também avisa o advogado.
Ghosn ensina também que numa entrevista de emprego certas perguntas podem ser respondidas por outra.Se um entrevistado perguntar sobre a religião do entrevistado,este,pode delicadamente perguntar qual é a política da empresa em relação as diversas religiões dos funcionários.Porém, se não adiantar ,e o candidato sentir-se discriminado pode e deve processar a empresa contratante.
Porém,olhando para a recessão econômica do país e a grave situação de desemprego,a não ser que pessoa seja atéia,certamente já vai com muita fé em Deus para a entrevista.