Após a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, denunciar questões alarmantes relacionadas à Ilha de Marajó, no Pará, e a cantora Aymeê Rocha trazer à tona problemas sociais e ambientais na região por meio de sua música, diversos famosos têm usado suas plataformas nas redes sociais para exigir investigações e providências urgentes.
Nomes como a influenciadora digital Virginia Fonseca e os ex-BBBs Juliette, Rafa Kalimann e Eliezer têm se manifestado e compartilhado o vídeo da performance de Aymeê Rocha, que abordou temas sensíveis como exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas menores de idade na Ilha de Marajó.
“Aymeê, sua voz ecoou. Nós estamos juntos. Justiça por Marajó”, escreveu Juliette em um vídeo nos Stories do Instagram, enquanto Rafa Kalimann afirmou que o vídeo “reacendeu” um tema “tão delicado e urgente”.
Eliezer, visivelmente emocionado, compartilhou sua indignação e pediu por investigações: “Estou chorando, estou triste. Não estou conseguindo dormir. Meu Deus do céu. Eu não tinha conhecimento nenhum sobre o que acontece na ilha. Estou lendo tudo o que posso agora. E estou perplexo (…). Está acontecendo por anos debaixo do nosso nariz e ninguém faz nada para ajudar aquelas crianças”.
As denúncias levantadas por Damares Alves e a apresentação de Aymeê Rocha trouxeram à tona uma realidade alarmante na Ilha de Marajó, que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Agora, com a pressão e o engajamento de figuras públicas, espera-se que as autoridades tomem medidas concretas para investigar e combater os problemas enfrentados pela população da ilha amazônica.