Racha! Igrejas deixam Convenção Metodista após polêmicas por pautas LGBT

Um racha tem acontecido na Igreja Metodista Unida dos EUA. Cerca de 58 igrejas de Louisiana saíram da convenção nacional e surge um cisma nacional dentro da fé protestante daquela denominação.

Segundo sites religiosos locais, a saída e desfiliação foi aprovada em uma conferência virtual no sábado (12.nov.2022) e isso é só mais um momento de uma série de decisões que muitas igrejas da Louisiana tomaram nas últimas semanas para deixar a congregação nacional metodista. 

O motivo: as polêmicas causadas em torno da sexualidade e da teologia que tem abalado a igreja metodista no país e provocado esse racha na Igreja. Denominações liberais querem abertura para casamento gay e ordenaçao de pastores lgbt, mas a convenção não aceita.

A Igreja Metodista Unida é uma das maiores dentro do protestantismo estadunidense, mas começou a se fragmentar após posicionamento liberal acerca de questões sexuais e teológicas.

A igreja como um todo não quer acietar casamentos entre pessoas do mesmo sexo e também a ordenação de pastores LGBT, e por isso tem sido atacada por suas afiliadas.

A igreja defendeu repetidamente essas proibições nas Conferências Gerais, mas algumas igrejas e clérigos americanos as desafiaram. 

A saída atual representa apenas uma pequena fração, pois a igreja metodista tem cerca de 30.000 congregações apenas nos Estados Unidos, fora outras 13.000 no exterior, de acordo com estatísticas recentes da Igreja Metodista.

As desfiliações da Louisiana entrarão em vigor após 31 de dezembro, informaram os líderes.

Comentários
Sair da versão mobile