Após o general Mourão anunciar que o Senado agiria contra os desmandos do TSE e STF, senadores se posicionam e peitam ditadores do judiciário.
Em coletiva nesta terça, senadores apresentaram carta ao Senado Federal “pela liberdade, pela democracia e pelo Estado de Direito” e com críticas ao STF.
Semana passada o senador general Mourão já havia anunciado que o Senador buscaria meios de frear o poder ilimitado que o STF e o TSE detem atualmente. Como por exemplo os cargos vitalícios e as decisões monocráticas.
O senador Lasier Martins disse estar preocupado com a “violação de dispositivos constitucionais”.
Segundo o também senador Eduardo Girão, a “carta tem uma simbologia muito forte” ao ser apresentada no Dia Da Democracia, celebrado hoje, 26 de outubro. Além de senadores, o documento também é assinado pelo procurador-regional da República, Guilherme Schelb, por advogados e por juízes.
“É uma prisão invisível, uma prisão que aprisiona e sufoca a nossa fala”, disse o senador Styvenson sobre o que chamou de “ameaça” à liberdade de expressão. Ele criticou o Judiciário e destacou o papel do Senado como espaço democrático constitucional.
Assista: