Porém,uma declaração que Francisco deu no dia 2 de maio deixou o mundo cristão de orelhas em pé ao que pareceu um discurso de apoio a um .Francisco defendeu “a implantação de um órgão Supranacional,legalmente constituído”disse o Papa.Segundo ele,um governo mundial seria necessário para fazer valer as Resoluções climáticas da ONU.
Francisco afirmou em seu discurso a alunos de uma faculdade no Vaticano:”Quando um bem comum Supranacional é identificado,há necessidade de uma autoridade legalmente constituída para facilitar a sua implementação”,afirmou o primeiro líder da Igreja Católica.
Tal composição Supranacional,tornaria necessidade de um líder iminente,que teria um governo mundial,o desejo da Nova Ordem mundial.O papa apoiar e discursar em nome desse objetivo deixou muitos teólogos confusos,como outro amedrontados.Francisco ainda,disse que diante das necessidades mundiais ,a ação seria muito necessária.
Discursos polêmicos somados a quebra de protocolos tem gerado insatisfação entre uma parte do clero na igreja.Seus posicionamentos quanto ao aborto,camisinha,homossexualismo entre outros,o fazem um Papa popular ,porém sempre vigiado dentro da Cúpula papal.