O mercado da música gospel é um fenômeno no Brasil. Em um pais religioso e com a presença cada vez mais crescente de evangélicos, é normal toda essa procura por canções gospel e suas mensagens de esperança.
Pensando nisso, muitos artistas se esmeram em produzir bom conteúdo e sempre pensando em agradar a Deus e ao público que lhe acompanha.
Porém, nem todas as vezes esse projeto sai como o esperado. De vez em quando alguns artistas enfretam o dissabor de ver suas músicas criticadas, seja na melodia ou em sua letra.
O Buxixo separou 3 destas canções que foram “massacradas” por boa parte do público do mercado gospel.
Sabor de mel – Damares
Quem não lembra do hit “Sabor de mel” que foi lançado em 2008 no CD “Apocalipse” da cantora pentecostal e que vendeu 1 milhão de cópias, além de dar a ela projeção internacional?
Pois é, nem tudo foi flores com essa música em sua carreira.
Damares teve que enfrentar críticas por causa da letra. Alguns acharam a música muito centralizada no homem e com uma mensagem de vingança.
Em uma a cantora se defendeu e explicou a canção.
“É uma música que fala de vitória, sobre a minha história. Eu sabia que haveria levantes, mas músicas que não dão em nada ninguém critica. Não tem nada de vingança.”
Isadora Pompeo – Casinha Favorita
Na verdade este single não é só da cantora Isadora Pompeo, mas foi gravado juntamente com Julliany Souza, porém por ser mais conhecida, Pompeo foi mais criticada.
A música “Casinha Favorita” gravada pela dupla foi criticada no meio gospel por causa de sua mensagem.
“O cúmulo do narcisismo gospel é a pessoa se considerar a casinha favorita de Deus. Aliás, só tem uma coisa pior: cantar isso” criticou o pastor Renato Vargens. Nas redes sociais também muita gente chamou a letra de egoísta e muito voltada para o próprio eu da pessoa.
Em sua defesa, Pompeo disse que o termo “casinha” foi escolhido porque “somos tão pequenos, tão miseráveis”.
Jessé Aguiar – Cansei
O cantor Jessé Aguiar já estava prevendo que iria se cansar de ouvir críticas dos fãs, pois o título da sua nova música “Cansei” era uma prévia do que viria.
Lançada no final de setembro de 2022, o single tem um tom melódico e fala de ansiedade, medos humanos, sofrimento e angústias da alma.
“Essa música é apologia ao suicídio”, criticou um internauta.
Outros falaram que o cantor só compõe “música depressiva”.
O cantor, em sua defesa, diz que esse é seu chamado, falar da dor humana e de suas angústias enquanto pecadores que somos, porém sempre no final das canções ele mostra o solucionador e salvador de tudo – Jesus.