Igreja católica é a responsável pelo PT?
O Ed Rene Kivitz deu uma declaração pra lá de desaforada, mas fundamental.
O líder evangélico disse, durante entrevista, que o PT, pastido esquerdista, nasceu dentro das igrejas católicas, quando estas deram lugar à .
“Os teólogos da libertação reuniram o povo nas periferias de nosso Brasil e ensinaram esse povo a leitura popular da Bíblia….e esse povo ganhou consciência”, disse.
Declarou também que “foi esse povo que fez nascer um movimento sindical, que fez nascer um partido popular, fez nascer um partido dos trabalhadores”.
Assista:
Teologia da Libertação
Teologia da Libertação é uma abordagem teológica cristã que enfatiza a libertação dos oprimidos. Em certos contextos, envolve análises socioeconômicas, com “preocupação social com os pobres e a libertação política dos povos oprimidos”.
A teologia da libertação é mais conhecida no contexto da América Latina, especialmente dentro do catolicismo na década de 1960 após o Concílio Vaticano II, onde se tornou a práxis política de teólogos como Gustavo Gutiérrez, Leonardo Boff, e Jesuítas Juan Luis Segundo e Jon Sobrino, que popularizaram a frase “opção preferencial pelos pobres”. Esta expressão foi usada primeiramente pelo jesuíta Pe. General Pedro Arrupe em 1968 e logo após o Sínodo Mundial dos Bispos Católicos em 1971 escolheu como tema “Justiça no Mundo”.