Um garoto de 14 anos faleceu durante a manhã (11) de ontem horas após ter recebido alta de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), situada na cidade de Cascavel, Paraná, a cerca de 498 km de Curitiba.
De acordo com familiares, Cristian Rodrigues de Oliveira acabou ficando mal durante a madrugada e, lá pelas 2h50, deu entrada na unidade de saúde, já com dor de cabeça, febre e vomitando.
O adolescente foi encaminhado até a localidade por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Lourdes Rodrigues Oliveira, mãe do garoto, informou que, ainda quando estava se sentindo mal, o filho foi então liberado pelas 7h30. A mãe afirmou que, no começo da tarde, achou ele morto no quarto de casa, no bairro Santo Onofre.
Corpo do garoto é encontrado
O Samu foi acionado novamente, porém o adolescente já se encontrava falecido no momento em que os socorristas chegaram.
Para a mãe do garoto, ele poderia ter suportado caso não tivesse sido liberado na situação em que estava. Lourdes declarou que agora aguarda por justiça.
O médico responsável pelo atendimento do adolescente chegou a ser afastado preventivamente. O nome do profissional não foi exposto.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel trouxe a informação de que irá tomar todas as medidas administrativas e legais a fim de apurar a conduta do profissional em meio ao caso.
Por meio de nota, a pasta afirmou que sempre houve a disponibilidade de todos os recursos necessários para a manutenção da escala de profissionais e medicamentos.
O Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste), por outro lado, disse que que, depois de ter dado entrada na UPA Tancredo, o adolescente foi medicado, passou por exames e ficou, durante a madrugada, aos cuidados da equipe de assistência.
O corpo do adolescente foi encaminhado ao IML de Cascavel, onde é estimado que uma necropsia irá indicará a causa de seu falecimento.