A determinação está na Portaria Conjunta n° 1.082, das Secretarias da Saúde (Semus), de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais, publicada na edição desta sexta, 30, do Diário Oficial do Município de Palmas (DOM).
O documento traz a Nota Técnica nº 33, com recomendações sanitárias que devem ser seguidas pelas administrações dos cemitérios públicos e privados e por visitantes no dia de Finados, próxima segunda-feira, 2. Em Palmas, são quatro cemitérios públicos municipais e um cemitério particular.
Cuidados
Entre as orientações constantes na Nota Técnica, estão os cuidados gerais já bastantes conhecidos da população em relação ao novo coronavírus.
O uso de máscara será obrigatório durante toda permanência nos cemitérios.
As administrações devem disponibilizar locais estratégicos para higienização de mãos com fonte de água, sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento de pedal, além de dispensadores com álcool 70% em pontos estratégicos.
Também cabe às administrações dos cemitérios designar funcionários para orientar os visitantes quanto ao fluxo de pessoas, e desestimular a frequência e permanência de idosos e portadores de comorbidades nos espaços onde houver maior concentração de visitantes.
Visitantes
Às pessoas que comparecerão aos cemitérios para prestar homenagens aos entes, a Nota Técnica traz uma série de recomendações, como evitar tocar o rosto com as mãos se estas não estiverem lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel a 70%.
Também manter distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas que não sejam do mesmo grupo familiar.
A vigilância sanitária ainda menciona que os visitantes levem sua própria garrafa de água, além do álcool em gel 70%; evitem tocar em pessoas, objetos ou superfícies e escolham horários em que o fluxo de visitantes seja menor.
Também é necessário usar a “etiqueta” respiratória ao tossir ou espirrar, protegendo o nariz e a boca com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos, e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% após tossir ou espirrar.
Quanto ao uso do álcool em gel, a Nota Técnica traz um alerta importante sobre o perigo de contato do produto com o fogo, tendo em vista o risco de incêndios e queimaduras em função de velas com chamas acessas, por exemplo.
A Nota Técnica (que pode ser consulta aqui na íntegra) traz também orientações detalhadas sobre como se comportar durante a permanência nos cemitérios, e também os cuidados ao retornar para casa.
Preparativos
Os quatro cemitérios municipais da Capital já receberam limpeza e roçagem, pintura e manutenções necessárias e, em adaptação à nova realidade, dispõem de instalações novas para o atendimento dos visitantes. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), foram instaladas quatro pias com oferta de sabonete líquido e álcool em gel.
Para otimizar o tempo de circulação de visitantes, haverá consulta por nome e orientação da localização da ala e da cova dos sepultados no Jardim da Paz, maior cemitério municipal de Palmas. Para isso, é preciso que familiares confirmem a data precisa de falecimento e nome completo do ente falecido.
Os cemitérios estarão abertos das 7 às 18 horas e para facilitar o acesso a estes locais foram disponibilizadas duas linhas especiais de transporte coletivo.
Saiba como chegar
– Cemitério Jardim da Paz – Rodovia TO-020 Km 2 do trevo no sentido Palmas a Aparecida do Rio Negro;
– Cemitério São Miguel – à margem direita da TO-050, a 3 km de Taquaralto – sentido Palmas a Porto Nacional;
– Cemitério de Taquaruçu – à esquerda da entrada do distrito pela TO-020.