Hospital Geral de Palmas realiza oficina para estruturar Gestão Colegiada
Luciana Barro/ Governo do Tocantins
Membros do Colegiado Gestor do Hospital Geral de Palmas (HGP), implantado recentemente, participaram nesta quinta – feira, 29, de uma oficina para implementar estratégias de trabalho em equipe, de forma mais compartilhada.
A iniciativa foi promovida pela diretoria Multiprofissional em parceria com o setor de Humanização, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Escritório de Qualidade e direção Geral.
A diretora multiprofissional da unidade, Noêmia Sampaio, explica que a oficina consiste em um trabalho para integrar as equipes do hospital. “A oficina vem ajudar a compreender como funciona o colegiado. Em um primeiro momento vamos realizar levantamento situacional da unidade hospitalar, com interação de cada profissional com o outro.
Serão divididos grupos diferentes para que eles possam identificar os problemas e sugerir soluções. No sentido de demonstrar que o colegiado é um trabalho de todos, oferecendo suporte desde processos de trabalho, gerenciamento de insumos, recursos humanos, entre outros”, ressaltou .
A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, ressalta que “a gestão participativa é um modelo de gestão voltado ao trabalho em equipe, com intuito de repensar a gestão dos processos de trabalho de forma coletiva”, destacou.
Segundo o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo “dispomos de profissionais qualificados e comprometidos com os pacientes. Isso faz a diferença no dia a dia do hospital. O colegiado vem somar ao que já temos, pois irá fortalecer nossas ações em prol dos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde”, declarou.
Gestão compartilhada
“O colegiado é ferramenta muito importante, considerando que a gestão envolve todos os setores do hospital, que necessitam conversar entre si, e a partir daí construir uma gestão compartilhada, participativa e coletiva para melhorar a prestação de serviço ao paciente”, explicou o engenheiro de segurança do trabalho do HGP e responsável pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), Gicellion Pereira Silva.