Comandante-geral da PM participa de projeto SENASP Itinerante no Acre

Lara Tavares/Governo do Tocantins

O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, participa esta semana do projeto SENASP Itinerante em Rio Branco, estado do Acre. O evento, que iniciou na terça-feira, 27, e segue até dia 29, é realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP) tem por finalidade aproximar das regiões Centro-oeste, Sudeste, Nordeste, Norte e Sul e assim conhecer cada realidade.

O SENASP Itinerante é realizado pela equipe da SENASP, composta por gestores e o seu corpo técnico, liderada pelo seu secretário nacional, percorrerá as regiões brasileiras para ouvir as instituições locais de segurança pública, além de apresentar os programas estruturantes da Secretaria. Assim, trabalharemos de forma integrada para que juntos possamos desenvolver e implementar políticas públicas específicas para fortalecer a Região Centro-Oeste do país.

O comandante-geral da PMTO, coronel Jaizon, fez uma apresentação sobre estatísticas e indicadores de desempenho da corporação, armas, equipamentos, tecnologias e inovações, dentre outros, bem como falou sobre as oportunidades de melhoria no serviço prestado á população. Segundo coronel Jaizon, “temos casos específicos de melhoria na corporação devido ao uso de tecnologia da informação associado com o planejamento operacional. Apesar de alguns fatores desfavoráveis, que determinam o comprometimento da capacidade de cobertura operacional em alguns casos, índices importantes vem sofrendo reduções constantes e isto se dá por meio do emprego meticuloso e racional dos meios disponíveis, com vistas a otimizar a prestação do serviço à sociedade”, apresentou.

Ele exemplificou ainda cases de sucesso na PMTO como a instalação da Companhia de Operações e de Divisas (COD) que tem proporcionado uma melhor cobertura e patrulhamento preventivo-ostensivo nas regiões limítrofes do Tocantins; a atuação durante a pandemia do COVID-19; a atuação da Patrulha Maria da Penha que obteve um decréscimo de quase 30% nas ocorrências de violência doméstica, contrariando a tendência nacional de aumento nos casos; o Programa Educacional de Combate as Drogas (Proerd) que alcançou este ano 100% dos municípios tocantinenses com quase 500 mil alunos beneficiados, dentre outros. Sendo ações educativas, preventivas e operacionais que trouxeram melhorias e melhores resultados para a Polícia Militar.

A comitiva do Tocantins é composta pelo comandante geral da PM, coronel Jaizon, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Dousatomista Melo e o ajudante de ordens do comandante geral, capitão Anísio Vaz.

Participam do evento o secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim, os secretários de Segurança Pública estaduais, comandantes gerais de Polícias Militares da região Norte e chefes de Polícia Civis.

Comentários
Sair da versão mobile