O pastor Eli Borges, deputado federal em exercício, têm sofrido retaliações contra sua candidatura a prefeitura de Palmas (TO).
Em 2018, Eli, candidato a deputado federal na época, venceu com 13,98% dos votos, contra os outros 82 candidatos que concorreram as eleições.
Após sua vitória nas urnas, tem trabalhado em prol de seu estado, para que projetos sejam aprovados e recursos cheguem ao estado de Tocantins, está confiante de seu trabalho bem feio, e que se elegerá, por vontade do povo, a prefeito de Palmas.
Na última pesquisa feita, o candidato à prefeito estava na liderança com cerca de 25% de intenção de votos contra 24% de Cínthia Ribeiro, atual prefeita e candidata a reeleição da cidade, que vinha atrás.
Esse resultado não agradou aos adversários que, insistem que Eli Borges possui apenas 7% das intenções de voto e que a pesquisa tem resultados distorcidos e diferentes dos demais.
Disputa na Justiça
Com isso, a coligação ” Palmas Só Melhora”, da candidata a reeleição Cinthia Ribeiro, entrou com uma representação, pedindo que a retirada da pesquisa em questão.
Porém, o Magistrado decidiu que a pesquisa poderá ser veiculada normalmente, após regularização de alguns dados.
Apesar do resultado, o deputado Eli Borges, propôs , sem exitar,aos seus oponentes ,que façam uma pesquisa eleitoral em conjunto, ” fiscalizado por representantes de todas as coligações e pela imprensa” , pondo fim a futuras especulações quanto ao resultado.
Nota na íntegra:
“Ilustríssimos senhores jornalistas que tem o honroso dever de divulgar as notícias em Palmas-TO.
Venho através deste propor um desafio:
- Considerando que a imprensa é um dos pilares que sustentam a democracia;
- Considerando que as divulgações de pesquisas em nosso Estado têm se tornado, nos últimos anos, um instrumento de desestabilização do processo eleitoral, constituindo verdadeira manipulação da intenção do voto;
- Considerando que o eleitor tem o direito de saber a verdade, e que os adversários, por meio de seus jurídicos, tentam desesperadamente impedir as publicações das pesquisas que mostram a verdadeira realidade;
- Venho propor um desafio da verdade, aos coordenadores das campanhas eleitorais em Palmas, para realizarmos em conjunto uma pesquisa eleitoral, fiscalizado por representantes de todas as coligações e pela imprensa e seu resultado ser amplamente divulgado, pondo fim a qualquer especulação;
- Temos realizado monitoramento e todos os resultados nos dão segurança para essa proposição, muitas delas pesquisas de institutos nacionais já circulam o resultado muitos antes da data de sua realização, isso já é de conhecimento publico, portanto a realização conjunta e fiscalizada atenderia o dever maior de uma imprensa responsável e comprometida com a verdade.