Após demissão do ator e diretor Marcius Melhem da TV Globo em agosto, e das acusações de assédio sexual, as supostas vítimas se pronunciaram através da advogada Mayra Cotta em entrevista à Folha de S.Paulo neste último sábado, 24.
“Houve um comportamento recorrente, de trancar mulheres em espaços e as tentar agarrar, contra a vontade delas. De insistir e ficar mandando mensagem, inclusive de teor sexual para mulheres que ele decidia se iam ser escaladas ou não para trabalhar, se ia ter cena ou não para elas [nos programas de humor]. De prejudicar as carreiras daquelas que o rejeitaram. De ficar obcecado, perseguindo mesmo. Foi um constrangimento sistemático e insistente, muito recorrente”, alegou a defensora .
A advogada afirma que as mulheres denunciaram o artista ao setor de compliance da empresa, que instaurou um procedimento interno para checar os casos.Porém, descontentes com desfecho do processo, elas resolveram de unir para expor o que passaram, incluindo o comportamento de Marcius Melhem enquanto chefe. Segundo a advogada, o caso foi varrido para de baixo do tapete.
Após matéria da Folha de S. Paulo ser publicada, Marcius Melhem foi ao Twitter para fazer sua defesa. Em diversas publicações na rede social, o ator disse que está disposto a reconhecer e, se possível, reparar seus erros.
“Como escrever uma nota pra comentar acusações dessa gravidade? Culpados e inocentes dizem a mesma coisa. “Sou inocente.” “Vou provar na justiça”. Por isso qualquer coisa que eu diga pode soar falsa de cara.
O ex-diretor disse que enfrentará as acusações com verdade e humanidade.
“Quero enfrentar isso com verdade e humanidade e me expor se for preciso. Fazer jus a todos esses anos em que pautas como as do feminismo foram abraçadas pelo humor transformador em que eu acredito. Fiz parte de um grupo de homens e mulheres que se orgulha de usar o humor como um instrumento contra o preconceito”, continuou.
Sei que num caso desses, ainda mais no momento que vivemos, de tanto ódio, serei culpado até provar o contrário. Então quero que tudo seja colocado às claras, expor a minha inocência e os meus erros. Quero poder pedir desculpas e cobrar responsabilidades. Vou em busca da verdade.
— Marcius Melhem (@omarciusmelhem) October 24, 2020
Fonte: Folha de S. Paulo