Bolsonaro troca Moro por Pastor e notícia agita a web
Pastor já foi advogado do PT e é próximo da família Bolsonaro
O advogado e pastor André Luís Mendonça , de 47 anos, foi anunciado pelo governo como novo ministro da Justiça.
Nesta manhã de terça 28, o ministro por meio de suas redes sociais agradeceu ao Presidente Jair Bolsonaro pela confiança dada a ele da missão de conduzir as políticas públicas de Justiça e Segurança do Brasil. Também reafirmou o compromisso de continuar desenvolvendo um trabalho técnico.
O pastor André Luís e agora ministro da justiça, é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, pós graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília e fez mestrado na Universidade de Salamanca, na Espanha. Também é Teólogo formado pela Faculdade de Teologia Sulamericana, e auxiliar pastoral na Igreja Presbiteriana do Brasil em Brasília.
André Luís é o atual advogado geral da União. Antes de assumir o comando da AGU, no ano passado, foi assessor especial da CGU (Controladoria Geral da União) entre 2016 e 2018. Depois da demissão de Maurício Valeixo, quem assume o cargo da chefia geral da Polícia Federal é o delegado Alexandre Ramagem. Ele é diretor geral da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). Alexandre Ramagem, que passou em concurso da polícia federal em 2005, Chegou a ser nomeado superintendente no Ceará, no ano passado, mas não assumiu o posto. Foi convidado para trabalhar em Brasília perto de Bolsonaro como auxiliar do então chefe da secretaria de governo.
Em 2018, comandou a equipe responsável pela segurança do candidato eleito, Jair Bolsonaro, e com a confiança da família Bolsonaro chegou a chefia da ABIN. José Levi Melo do Amaral Jr foi indicado para o lugar de André Luís Mendonça para a Advocacia Geral da União. As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União.
O novo ministro da justiça é um dos mais cotados para assumir o lugar do ministro Celso de Melo , no Supremo Tribunal Federal ,que completará 75 anos esse ano e terá que deixar o cargo, pela lei.