Pastor evangélico faz pedido que pastores procurem ajuda psicológica
O Pastor Hermes Fernandes fez uma publicação alertando aos pastores em seu instagram sobre a saúde psicológica do pastor. Hermes que também é psicólogo defendeu que não há mais nada desgastante do que pastorear pessoas e que o pastor precisa de apoio. Ao invés de tentar manter uma imagem de fortaleza e a idéia de que pode vencer tudo com a fé, o pastor tem grande ganho ao se abrir para conversar com um terapeuta.
Veja abaixo a publicação de Hermes Fernandes:
“PASTORES PRECISAM DE AJUDA PSICOLÓGICA
Em uma época em que tantos pastores têm cometido suicídio, e outros tantos têm enfrentado depressão e ansiedade, muitos preferem esconder o estado emocional em que se encontram por receio de que sejam julgados. Nem sempre, estar bem espiritualmente significa estar bem emocionalmente.
+
Como pastor e Psicólogo, vejo-me habilitado a recomendar fortemente que meus colegas pastores procurem ajuda psicológica. Não há atividade mais desgastante do ponto de vista psicológico e emocional do que pastorear vidas. Não espere que suas forças se esgotem. Procurem um psicólogo de confiança o quanto antes. O mesmo vale para seus cônjuges e filhos. O psicólogo vai ouvi-los sem julga-los, e vai ajudá-los a lidar com questões que estrangulam a alma e nos fazem sentir fragilizados. Não espere que as coisas piorem e se tornem insustentáveis”.
+
Em setembro deste ano, a morte do pastor Jarrid Wilson que se suicidou aos 30 anos deixou as comunidades evangélicas de todo o mundo chocados. O pastor eu tinha dois filhos pequenos e uma linda esposa, era também líder do ministério responsável por cuidar da saúde emocional da igreja. Ele havia acabado de fazer um enterro de um fiel que se suicidou e no outro dia alguém também estava fazendo seu funeral. A notícia que chegou às vésperas do dia mundial de prevenção e combate ao suicídio, o denominado Setembro Amarelo.