É comum no dia a dia, vermos alguns ateus questionando a existência de Deus ou até mesmo a veracidade dos relatos bíblicos, como a real existência de pessoas e lugares por exemplo,pois não seria possível saber se as histórias contadas na bíblia realmente tratam se de fatos reais, ou se são apenas histórias ilustrativas com personagens que nunca existiram, não passando apenas de contos folclóricos transmitidos de geração em geração até chegar no livro sagrado.
Entretanto, a arqueologia tem desempenhado um grande papel quando se trata de comprovações históricas. A descoberta de um assentamento filisteu foi anunciada por uma equipe de arqueólogos australianos e israelenses. Segundo eles, pela localização dos achados, o assentamento pode se tratar da cidade bíblica de Ziclague, onde no início de século 10 a.C, o rei Davi teria se refugiado para se esconder de Saul.
+
O local se encontra no sul de Israel, bem perto da cidade de Kiriat Gat. Além disso os itens foram analisados pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Autoridade de Antiguidades de Israel e pela Universidade Macquarie, localizada em Sidney, na Austrália, De acordo com os pesquisadores, as características dos objetos levam a crer na confirmação da hipótese de que trata-se da cidade mencionada nas livros de Samuel e Josué.
Além disso, no mesmo assentamento também foram encontrados vestígios de uma comunidade de filisteus, que de acordo com testes do Carbono 14, correspondem a data estipulada para o século 10 a.C, que é justamente o período em que viveu Davi. Já para o assentamento em si, a data mencionada no estudo foi dos séculos XII e XI a.C. Ademais, de acordo com explicações dadas ao jornal Haaretz este é o único local em Israel, onde há evidencias da existência de ocupação por comunidade Filisteia e isso levou os pesquisadores a confirmar que a o lugar trata se da cidade onde o então fugitivo, que veio a se tornar rei posteriormente, se refugiou da perseguição de Saul.