Popularmente chamado de Tutuca, o Bispo Edilásio Barra, que é ator, apresentador e também jornalista, será o responsável pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Agência Nacional de Cinema, Ancine. Em seu novo posto, tomará conta da parte que trabalha com o Fundo Setorial do Audiovisual.
A nomeação foi exposta no Diário Oficial da União ainda nesta quarta-feira, dia 23. Alem disso, O Fundo Setorial é o mais importante fator dentro da indústria do cinema e do audiovisual nacionalmente falando. Com isso, ano passado foram movimentados cerca de 800 milhões de reais e, já em 2019, até o momento foram ao menos 396 milhões de reais, de acordo com a assessoria da Ancine.
Edilásio estava para ser indicado antes, ainda nos primeiros 6 meses deste ano, para um cargo dentro da pasta do ministério da Cidadania. Entretanto, o atual ministro da mesma, Osmar Terra, teve como objetivo pôr Tutuca dentro da direção da Secretaria de Audiovisual, que é ligada à Secretaria Especial de Cultura. Contudo, teve resistência ainda mesmo por parte daqueles que apoiam Bolsonaro.
Dentro das características pertinentes ao cargo se encontram: construção de estudos e objetivos às políticas do setor e a elaboração de programas de fomento destinadas ao audiovisual no país.
A carreirade Edilásio foi marcada por seus trabalhos televisivos. O bispo Se formou em jornalismo no ano de 1984 e é pós-graduado pela Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro. Começou atuando como apresentador. Posteriormente, foi responsável por desempenhar liderança do Programa VIP, na emissora RedeTV, onde o intuito era focar nos temas de coluna social. Ademais, desempenhou cargo na CNT, fazendo entrevistas a artistas, socialites e empresários. Atuou tambem como diretor dentro do programa Rio de Prêmios e foi diretor do esportivo Copa Super 7.