Uma certa comunidade católica em Londrina (PR) se organizou para protestar em prol de uma “Igreja sem partido”. Descontentes com dom Geremias Stein Metz o arcebispo da cidade. Então eles fizeram uma campanha negativa e implantaram outdoors espalhados com um pedido que diziam: “Tirem o PT do altar”.
As placas foram adquiridas com verba arrecadado pelos próprios fiéis, que fazem parte do chamado Movimento Brasil Católico.
O grupo também entregou cerca de 6.000 adesivos e recebeu um abaixo assinado que contabilizaram cerca de 3.000 assinaturas de assíduos das paróquias londrinenses que pediram providências sobre as atitudes do arcebispo Geremias e até mesmo sua troca.
“Igreja não é palanque nem lugar para discussão de ideologias”, disse ao site do Uol o idoso José Aparecido Ronchi, 66, um dos organizadores do grupo dos protestantes.
Para o aposentado, dom Geremias tem recebido apoio daqueles são a favor de “causas comunistas” e a soltura do ex-presidente Lula do partido dos trabalhadores, a quem ele se refere como“prisioneiro de Curitiba”.
Entretanto o padre Alexandre Alves, não concordou com os manifestos dos fiéis, e ele acredita que o colega arcebispo não tem envolvimento com o PT.
“Isso é um movimento isolado, de fiéis de algumas paróquias do centro da cidade, da região mais abastada. No meio dos pobres, não se fala disso” acrescentou o padre.