Na Argélia, igrejas evangélicas são fechadas sem nem serem avisadas
Veja como é o processo para que uma igreja protestante seja aceita no país argeliano
De acordo com o site Guiame, por seguir o comando do governador da província de Tizi-Ouzou, oito policiais chegaram ainda de manhã, 11:45, no dia 24 de setembro no prédio onde se situa o prédio da Igreja protestante de Boghni e fecharam suas portas e janelas. O lugar se encontra a 35 quilômetros a sudoeste da cidade de Tizi-Ouzou, localizado na Argélia.
“Fiquei surpreso quando um dos policiais entrou em contato comigo para encontrá-los no local onde nossa igreja fica”, afirmou o pastor Tahar Chergui ao Morning Star News.
“Eu não recebi nenhum aviso; eles foram direto para prosseguir com o fechamento e colocaram o lacre. Eles poderiam ter nos avisado antes; por que não?”, questiona o pastor.
No edifício se encontram duas igrejas: aos 190 membros da congregação que é liderada pelo pastor Chergui e quase 200 membros de uma outra igreja protestante da aldeia de Assi-Youcef.
Os policiais publicaram um aviso no prédio para informar que ele foi fechado por causa da ausência de registro sob a lei argeliana do ano de 2006 acerca do culto não muçulmano.
Havia no aviso: “Nós, a polícia de Boghni, informamos a toda a população de Boghni que as instalações usadas ilegalmente pelo Tahar Chergui [endereço] para celebrar o culto não muçulmano foram fechadas e lacradas por ordem do governador de 18 de setembro de 2019. Assinado pelo presidente de segurança do distrito.”
A lei do ano de 2006, que é conhecida como a Lei 06/03, diz que as igrejas precisam ter permissão de um comitê nacional a fim de serem registradas, contudo, o órgão não teve uma consideração nem mesmo aprovou solicitação alguma, segundo o grupo de defesa do Oriente Médio Concern (MEC).
A igreja liderada pelo pastor Chergui e a congregação Assi-Youcef que se encontram no mesmo edifício aos sábados estão ligadas à organização protetora das igrejas protestantes e que é legalmente reconhecida no país argeliano, a Igreja Protestante da Argélia ou EPA, à Igreja Protestante da Argélia.
A Igreja de Boghni foi iniciada no ano de 1995 e atende a pessoas que fazem parte de oito aldeias vizinhas.