O youtuber Felipe Neto será o primeiro influenciador digital a receber uma honrada medalha de Mérito Legislativo da Câmara de Deputados. Porém, se depender da Bancada Evangélica esse prêmio não vai sair. A entidade se posicionou e tem trabalhado para que o youtuber receba tal honraria.
Na última Bienal do Livro, que acontece no Riocentro, sendo este o maior evento literário do País. O polêmico youtuber fez a distribuição de 14 mil livros para todo o público ali presente. Mas o que causou grande alvoroço foi o conteúdo apresentado nos livros, pois eles abordavam a temática LGBT.
“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida”, esclarecimento feito pelo Segundo Secretário da Câmara Mario Heringer.
“Seu imediato senso de justiça lhe fez agir em prol da democracia, do direito de ter direitos. Colocou-se na mira de preconceituosos irracionais, ditos nacionalistas e defensores do bom costume – que só sabem espalhar o medo e o ódio. Entretanto, não o fez parar a luta pelo bem maior: a garantia de dias melhores e mais justos a todos”, conclui o deputado em questão.
De acordo com o deputado, o influenciador agiu “em prol da democracia” ao distribuir os livros sem cobrar nada por eles. Se para alguns, esse gesto pareceu um ataque a moral da família brasileira, para outros, como o deputado, nada mais foi do que uma forma de espalhar a cultura e propagar a diversidade.
A frente evangélica da Câmara dos Deputados logo se posicionou perante o fato, achando se tratar de uma ofensa aos princípios tradicionais da família. Pois sabia se tratar de uma resposta ao Prefeito do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella por haver vetado a circulação de livros que contivessem imagens “impróprias” de beijo gay entre duas figuras do sexo masculino.