Rock in Rio: Público “pró Amazônia” já gerou cerca de 162 toneladas de lixo
A pesar da falta de de educação do público presente, a organização do evento encaminhará os resíduos para a reciclagem.
Segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que é responsável por cuidar da captação e remoção e descarte do lixo na cidade do Rio de Janeiro, o tão famoso festival, o Rock in Rio, já chegou a uma marca de 162 toneladas de lixo apenas no primeiro fim de semana de shows.
Segundo fontes extraídas do Pleno News, somente neste último domingo, dia 29, o número alcançou um total de 58,4 toneladas de resíduos do local interno da Cidade do Rock e 3,7 toneladas na parte externa do evento. Estão envolvidos na limpeza do local 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana.
Dentre as 162,2 toneladas de lixo, 96,3 são de materiais que são potencialmente possíveis para a reciclagem. A Comlurb tem destinado esse material aos catadores cooperativados credenciados.
Contudo, desta vez, será levado para o EcoParque do Caju, onde os mesmos passarão por uma transformação, os quais serão transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou até condicionador de solos. A utilização do material é destinado para a compostagem. Os rejeitos também serão levados para a empresa usina Verde, que foca na recuperação de resíduos sólidos, inecineração e transformação em energia.
O montante é tido, em consideração como maior do que das outras vezes que o evento ocorreu. Por exemplo, em 2013, o balanço que a Prefeitura realizou indicou para 183,7 toneladas de lixo em uma semana de evento.
A quantidade impressiona também por ir de encontro com o discurso de foco ambiental que é envolvido dentro dos palcos. No primeiro dia de evento, por exemplo, o cantor Drake deixou estampada uma mensagem em prol da preservação da Amazônia no telão do Palco Mundo.
Ainda segundo informações dadas pela companhia Comlurb, o Programa Lixo Zero, o qual teve uma participação no entorno do Parque Olímpico em meio ao Rock in Rio, multou dez indivíduos ainda no primeiro fim de semana do evento. Uma delas foi pega após ter urinado em vias públicas, e nove por terem descartados irregularmente te pequenos resíduos.