Notícias

Deus da bíblia defende a escravidão?


A escravidão é uma prática muito repudiada no meio acidental. Tal atitude basicamente animaliza uma outra pessoa para que a mesma trabalhe de modo exaustivo e seja tida como um pertence para seu senhor.

A maioria das pessoas afirma que tal crueldade seria abominável aos olhos de Deus. Entretanto, o site “Casa do Ateu” reuniu 10 passagens bíblicas que mostram que talvez a visão de Deus fuja do esperado pelos cristãos.

 Abaixo está uma lista com 10 passagens da Bíblia que indicam uma possível opinião positiva de Deus sobre a escravidão tal como denuncia a página:

 Gênesis 17:12

 ”idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.”

 Nessa passagem, Deus demonstra saber que pessoas compram pessoas, e não critica esse costume. Deus afirma que os escravos devem ser circuncidados igual aos não-escravos.

 Êxodo 12:43-45

 ”Disse mais o Senhor a Moisés e a Arão: Esta é a ordenança da páscoa; nenhum, estrangeiro comerá dela, mas todo escravo comprado por dinheiro, depois que o houveres circuncidado, comerá dela. O forasteiro e o assalariado não comerão dela.”
 
 Outra vez Deus demonstra aceitação para a escravidão e ainda diz que os escravos merecem um tratamento especial.

 Êxodo 21:1-6

 ”Estes são os estatutos que lhes proporás: Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. Mas se esse servo expressamente disser: “Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro”, então seu senhor o levará perante os juizes, e o fará chegar porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.”

 Nessa passagem Deus explica como se tornar um escravo eterno e que é totalmente aceitável separar as famílias dos escravos. Deus também concorda com a mutilação de escravos para marca-los.

 Êxodo 21:20-21

 ”Se alguém ferir a seu servo ou a sua serva com pau, e este morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado, mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é dinheiro seu.”

 Deus não só perdoa a escravidão, como também aceita o espancamento de escravos, contudo que não mate-os.

 Êxodo 21:32

 ”Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor, e o boi será apedrejado.”

 Ainda conscentindo com a escravidão, Deus também dita um preço para os escravos.

 Levítico 22:10-11

 ”Também nenhum estranho comerá das coisas sagradas; nem o hóspede do sacerdote, nem o jornaleiro, comerá delas. Mas aquele que o sacerdote tiver comprado com o seu dinheiro, e o nascido na sua casa, esses comerão do seu pão.”

 Já aqui Deus fala onde você consegue comprar escravos e diz claramente que escravos como mercadorias para serem comprados, vendidos ou dados.

 Lucas 7:2-10

 ”E um servo (escravo) de certo centurião, de quem era muito estimado, estava doente, quase morte. O centurião, pois, ouvindo falar de Jesus, enviou-lhes uns anciãos dos judeus, a pedir-lhe que viesse curar o seu servo. E chegando eles junto de Jesus, rogavam-lhe com instância, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, porque ama nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; por isso nem ainda me julguei digno de ir tua presença; dize, porém, uma palavra, e seja o meu servo curado. Pois também eu sou homem sujeito autoridade, e tenho soldados s minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.

 Jesus, ouvindo isso, admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: Eu vos afirmo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé. E voltando para casa os que haviam sido enviados, encontraram o servo com saúde.” 

 Nessa passagem, Jesus demonstra estar a vontade com a ideia de escravidão.

 Colossenses 3:22-23

 ”Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens…”

 Nesse trecho, Deus diz que aceita a escravidão e até mesmo encoraja os escravos a trabalharem.

 Tito 2:9-10

 ”Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.”

 Outra vez Deus revela estar totalmente de acordo com a escravidão.

Comentários

Envie sua Pauta para nós

Aceitamos sugestões de pautas, matérias e eventos relacionados ao universo gospel. Contribua com sua história ou evento e enriqueça nosso conteúdo!

Enviar Pauta Agora

Paulo Sales Dias

Lucas Mendes é um destacado jornalista especializado no mundo gospel, com mais de uma década de experiência em cobrir eventos e notícias desse segmento. Com um profundo conhecimento da música e cultura gospel, Lucas se dedica a trazer as últimas novidades, entrevistas exclusivas e análises aprofundadas do cenário gospel nacional e internacional. Formado em Comunicação Social com foco em Jornalismo, ele possui uma paixão pela história e evolução da música gospel, contribuindo significativamente para a apreciação e compreensão deste gênero musical. Respeitado por sua integridade e abordagem imparcial, Lucas Mendes é uma referência no jornalismo gospel, sempre buscando destacar as diversas vozes e talentos deste vibrante e inspirador segmento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo