Nos últimos tempos, os pesquisadores creditaram a igreja subterrânea no Irã como a igreja cristã que mais possui crescimento no mundo. Dispondo de características únicas que desafiam a comparação com igrejas localizadas na América e na Europa e, na opinião de alguns que a conhecem , a igreja no Ocidente seria capaz de aprender estudando-a.
“A igreja que mais cresce no mundo se enraizou em uma das nações mais inesperadas e radicalizadas do mundo“, segundo “Sheep Among Wolves” (Ovelhas Entre Lobos), o notável documentário de cerca de duas horas que conta sobre o renascimento que aconteceu no Irã. “O despertar iraniano é um movimento de discipulado em rápida reprodução que não possui propriedades ou edifícios, não tem liderança central e é predominantemente liderado por mulheres.”
“E se eu dissesse que o Islã está morto?“, conta um líder iraniano no filme. “E se eu dissesse que as mesquitas estão vazias dentro do Irã? E se eu dissesse que ninguém segue o Islã dentro do Irã? Você acreditaria em mim? É exatamente isso que está acontecendo dentro do Irã. Deus está se movendo poderosamente dentro do Irã.”
“E se eu lhe dissesse que o melhor evangelista para Jesus era o aiatolá Khomeini?“, questiona um líder da igreja iraniana. Ele declara que os aiatolás trouxeram à tona a real face do Islã e as pessoas desvendaram que era uma ilusão. “Após 40 anos sob a lei islâmica – uma utopia segundo eles – eles tiveram a pior devastação nos 5.000 anos de história do Irã.“
Surpreendentemente, a ênfase deles não é realizar a plantação de igrejas; mas sim fazer discípulos. “Ele está deixando os incrédulos liderarem outros incrédulos para si e para o reino de Deus. Se você plantar igrejas, poderá fazer discípulos. Mas se você fizer discípulos, plantará igrejas”, relatou o líder da igreja iraniana.
Aproximadamente 55% dos discípulos são do sexo feminino, de acordo com um líder iraniano.
“O que é fascinante agora é que os líderes mais poderosos do Irã são mulheres, mas não de uma maneira humanística e bombástica … na verdade, elas são as mulheres mais gentis. Eles estão liderando esse movimento, saindo nas estradas e estradas compartilhando com prostitutas, viciados em drogas, com todos com quem entram em contato, e isso exige coragem. São mulheres corajosas.”
“De uma maneira bíblica, elas são submissas à estrutura apropriada e à ordem da igreja, mas quando se trata do que Satanás está fazendo, elas são ferozes. Não são como as mulheres liberais raivosas e modernas que estão chateadas. Não, há uma gentileza e submissão que são bonitas e seguem o padrão bíblico. ”