Descubra os Nomes bíblicos e sua popularidade no Brasil. No momento de decidir o nome do bebê, os pais vão em busca de inspiração nos artistas, jogadores de futebol ou nos personagens presentes em filmes ou livros. Contudo, a Bíblia permanece sendo o livro que tem mais inspirado os pais na hora de escolher o nome para seus filhos.
O maior argumento que defende essa narrativa do crescimento dos nomes bíblicos é com relação ao número de brasileiros que têm o nome “José” e “Maria”. Para o Censo Demográfico do IBGE, de 2010, existem mais de 11 milhões de pessoas chamadas “Maria” e mais de 5 milhões de pessoas chamadas “José” no Brasil.
Há, na lista dos dez nomes mais presentes no país, nomes bíblicos como: Ana, Paulo, João, Lucas e Pedro. Por sua vez, na lista de nomes que são tendência para o ano de 2019, há o nome “Davi”, nome bíblico considerado um dos preferidos do povo brasileiro.
Veja alguns nomes bíblicos e seus respectivos significados pra te auxiliar na escolha do nome do bebê:
Nomes femininos
Maria – Origem desconhecida. O nome pode ser uma variação da língua hebraica, que é Myriam. Myriam, por sua vez, significa “senhora soberana” ou “a pura”.
Sara ou Sarah – Provém da língua hebraica. Seu significado pode ser “princesa”, “senhora” ou “dama”.
Raquel – Também de origem da língua hebraica, o nome quer dizer “pacífica”, “ovelha” ou “mansa”.
Débora ou Deborah – Provém, mais uma vez, do hebraico, que é “Debhoráh”, que tem por significado “mulher trabalhadora”, “abelha” e “esforçada”.
Talita – De origem aramaica, o nome significa “menina”, “moça” ou “criança que renasceu”.
Nomes masculinos
Davi – Seu significado é, do hebraico Dawid/Dawidh, “amado”, “predileito” ou então “querido”.
Miguel – O nome, que vem do hebraico Mikhael, tem por significado “quem é como Deus”.
Gabriel – Novamente do hebraico, Gabriel quer dizer “homem de Deus”, “fortaleza de Deus”, “homem forte de Deus” e “mensageiro de Deus”.
Lucas – Significa, do grego, “iluminoso” ou “iluminado”.
Matheus ou Mateus – O nome significa, do hebraico, “presente de Deus”, “dom de Deus”, “dávida de Deus” ou “dom de Javé”.