Jovens que conseguiram abandonar o crime em Fortaleza, estão presentes em livro.
O valor das vendas dos livros será usado para investir no projeto.
O que é o projeto ‘Meninos de Deus’?
Em 2008, foi criado o projeto “Meninos de Deus” na capital Fortaleza. Dirigido por Paulo Uchôa que ajuda jovens em situação de vulnerabilidade social na região dacomunidade de Jangurussu, classificada como um dos locais mais violentos da capital cearense. O trabalho, realizado com o auxílio da ONG Visão Mundial, retira adolescentes e jovens, do ambiente criminoso, e da violência por meio de um enfoque integral, que temesportes, artes, consciência cultural e diálogos sobre violência.
No momento atual, todos os cerca de 150 meninos que fazem parte do projeto estão na escola.
A Visão Mundial Brasil engloba a parceria World Vision International. No País, a Visão Mundial opera desde o ano de 1975, beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas com projetos presentes nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Nesses 44 anos de atividade no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização que possui comprometimento com a superação da pobreza e da exclusão social.
Para deixar marcado o aniversário de 10 anos do projeto ‘Meninos de Deus’, da Visão Mundial, a ONG resolveu lançar o livro de histórias reais “Meninos de Deus: Histórias Bem Sucedidas de Meninos que Reencontraram a Vida entre Lágrimas e Esperança”, por meio da editora, Carlinhos Peregrino. O lançamento ocorrerá no dia 5 de setembro, em uma quinta-feira, no Complexo de Comissões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, a partir das 17h. Junto ao lançamento, acontecerá uma exposição de fotos que exibem um pouco da vida e do cotidiano no projeto.
Todo o valor que for arrecadado com as vendas será revertido no projeto.
O livro relata algumas histórias de jovens que já passaram ou que ainda estão presente no projeto e que estiveramativamente no meio do crime.
Terá o comparecimento do Deputado Renato Roseno; a Vereadora Larissa Gaspar; o Diretor de Operações da Visão Mundial, Thiago Machado; coordenador técnico do Comitê Cearense de Prevenção aos Homicídios na Adolescência e do Programa de Atenção Integral às vítimas de violência (Rede Acolhe) da Defensoria Pública do Ceará, Thiago de Holanda; a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Ana Letícia Lins; da Rede de Mães do Ceará, Valônia Cruz; Representante dos Meninos de Deus e o líder do projeto, Paulo Uchôa.
O livro sobre os Meninos de Deus tem um conjunto de declarações de uma juventude que foi abandonada pela família, repudiada pelos vizinhos, inadequada às escolas – meninos e meninas de ninguém. Estes meninos e meninasse denominaram “Meninos de Deus”.