Flagrante, aconteceu na cidade de Florianópolis no sul do país, uma mulher não identificada foi filmada dando marretadas no símbolo religioso de Iemanjá.
A estátua da santa fica na estrada Geral do Ribeirão da Ilha, a cena lastimável foi gravada por um cinegrafista amador, parte da escultura foi despedaçada a marretadas. Quando o vídeo inicia a mulher está em cima da base da escultura, daí então ela desce golpeia pelo menos vinte vezes contra o símbolo.
O nariz, parte dos braços e espelho que a santa segurava ficou despedaçada, o ato da senhora que teve essa iniciativa ficou visto como o de vandalismo. A escultura de Iemanjá foi feita por um artesão ligado a comunidade Ilê de Xangô, que logo após o ato foi contatada.
A representante Aporele Zaia, suspeitou que não seja ninguém do bairro, pois ela disse que a religião Afro é muito bem acolhida nas imediações da região, e supostamente segundo ela, seja uma pessoa a mando de alguma instituição religiosa contrária a dela e possivelmente a mulher que cometeu vandalismo estivesse até usando de desface.
Uma mãe de santo da região que tem o nome de Maria de Lourdes, também manifestou a sua opinião com relação a atitude da mulher que agiu com vandalismo.
“Isso aí pra mim é um vandalismo e cada um na sua crença, né…e não devemos fazer certas coisas, eu acho que a pessoa que fez isso aí não pensou no que fez, ou se pensou fez errado” disse a mãe de santo.
A polícia foi acionada, e houve registro de boletim de ocorrência, além das imagens do cinegrafista amador, outras câmeras que contem também imagens de outros ângulos foram apuradas.
A mulher foi categorizada no crime de vandalismo, porém também pode sofrer acusação de crime de intolerância religiosa, e a depender da decisão da justiça pode pegar de 1 a 3 anos de prisão e multa.
https://www.youtube.com/watch?v=ukALvBxx6xo