Pastora e psicóloga ensina fórmula para lidar com a culpa
Sentimento nocivo é extremamente danoso ao homem
A Pastora e psicóloga Sarah Mendes escreveu um texto muito interessante ensinando as pessoas como lidarem com a culpa. Veja abaixo e aprenda como lidar com esse sentimento nocivo:
“COMO DEVO LIDAR COM A CULPA? Conhecer o certo e permanecer no errado. Saber a verdade e andar na mentira. Guardar a sabedoria e repassar a fraqueza alheia. Estes pontos e centenas de outros são a constatação da nossa decadência humana. Da nossa carência da porção de misericórdia diária, salvo-conduto que não nos deixa afundar em nossos “lamaçais de estimação”.Deus não salva éticos, Ele salva crentes legítimos.
A diagramação da culpa tem passado pela confortável inversão de valores, defendidas pelo materialismo e liberalismo – ávidos entusiastas dos “fins”, sem sem se importarem com os meios -, que sustentam o lema: “O errado pode ser certo, e o certo pode ser errado”. Nesses trilhos, ouvimos os “consolos satânicos”, onde um homem ou uma mulher, ante ao pecado e o ilícito, se sentindo culpados por estarem traindo seus cônjuges, por exemplo, mas ouvirá algo do tipo: “você tem de ser feliz”.
“Esqueça essa culpa”. Isso é culpa de outra pessoa. Essa questão é apenas um tabu da sociedade. “Sociedade sem culpa”. Que não sabe mais conviver com esse conceito. A intenção é eliminar por completo a culpa das pessoas. S E C U L A R I Z A Ç Ã O!!!!! Causa das angústias e depressões. Mas, como devo lidar com a culpa? Admitindo os erros! Destronando o ego! Desconstruindo os sofismas! Quebrando o orgulho! Pedindo perdão! Concertando o erro!
Não digo que será fácil, pois as pessoas cada vez mais estão sendo encorajadas a não sentirem culpa, a não assumirem a responsabilidade por nada ” convencendo-se de que a culpa é sempre do outro: do vizinho, do marido, da mulher, do amigo, do governo. Só há uma via para lidar com a culpa: buscando o perdão de Deus – mediante o arrependimento de seus atos. Junto a isso, conscientemente, RESOLVER O QUE PRECISA SER RESOLVIDO!”,disse a psicóloga.