Na madrugada desta quinta-feira dia 19, ocorreu um roubo, onde 6 ladrões roubaram joias do Castelo Vaux-le-Vicomte, uma enorme construção do século XVII localizado no sul de Paris. As joias feitas de ouro puro com pedras preciosas estavam avaliadas em 2 milhões de euros.
Seis criminosos encapuzados, entraram no castelo, um pouco antes do amanhecer do sol, eles entraram peloaposento particular do conde Patrice de Vogüé e da condessa Cristina de 90 e 78 anos respectivamente.
Os criminosos ardilosos amarraram o conde e a condessa com gravatas, eles levaram esmeraldas e joias, as quais estavam guardadas em um cofre escondido, contudo, nenhuma das pessoas presentes no castelo foram agredidas e nenhum dos objetos da coleção do palácio foi levado.
“Os proprietários estão bem e o castelo segue aberto para visitas como de costume” declarou a direção do palácio à AFP.
Vaux-le-Vicomte é um castelo conhecido como “pequena Versalhes”, a construção foi construída por Nicolás Fouquet, ministro das Finanças de Luís XIV entre 1656 e 1661 a 50km de Paris.
Segundo a lenda local, o castelo veio a desmoronar, metodicamente, após o fim de suas obras, uma festa foi organizada para comemorar a inauguração no salão principal, e devido a linda festa o “Rei Sol” teve inveja da beleza do castelo, portanto ele o condenou à prisão perpétua.
A propriedade foi aberta ao público em 1968 por Patrice de Vogüé, o qual é dirigido por seus três filhos, como um museu onde eles moram.
A linda obra arquitetônica recebe em média 250 mil visitantes a cada ano, a propriedade está localizada em um lindo terreno de 500 hectares.
A construção é considerada a maior monumento privado da França, o famoso arquiteto Louis Le Vai, foi o criador de toda a arquitetura, ele guarda um enorme acervo de arte em suas paredes, junto com lindas estátuas, esculturas e móveis feitos a mão.