O pastor Adam Weber, se encontra devastado pelo suicídio, ocorrido nessa última segunda-feira dia 9, do também pastor e seu amigo Jarrid Wilson, ele decidiu então se posicionar de forma clara em sua pregação recente: “Admitir que você está lutando na área da saúde mental não o torna um cristão ruim”.
Em um podcast na quarta-feira, Weber, que dirige a Embrace Church, em Sioux Fall, Dakota do Sul, EUA ,ansiava assegurar aos outros e principalmente aos pastores que não existe problema em falar a verdade de que de fato estão lutando contra a depressão.
“Eu só quero dizer que não há problema em não estar bem”, declara ele. “Ei, pastores, não há problema em vocês não estarem bem. Vocês passam por muitas coisas ruins… Há algumas dinâmicas muito estranhas de ser pastor e, por muito tempo, parece impossível levantar a mão e dizer: ‘Não estou bem, estou lutando, há coisas na minha vida privada que não são agradáveis, estou tendo esses pensamentos que sei que estão errados, estou pensando em me matar’“.
“Como irmão em Cristo e como pastor, eu quero lhe dizer que não há problema em não estar bem, que está tudo bem se você tiver que pedir ajuda”, adicionou. “E não há problema em procurar ajuda fora da igreja”.
“Busque ajuda”, afirmou u o pastor. “Isso não faz de você um cristão ruim. Isso não está removendo Jesus da sua vida. Não. Na verdade, isso está lhe dando a capacidade de ver claramente Jesus. Se seu corpo está fisicamente fora de controle, é impossível realmente segui-Lo. Então, procure ajuda”.
Tempos atrás, Weber, durante uma conferência, conheceu Jarrid Wilson. Os dois iniciaram uma conversa e então Weber começou a contar sobre suas lutas e seus sentimentos de esgotamento, pois estava liderando uma igreja que vinha se expandindo muito rápido e ele não estava sendo capaz de acompanhar.
“Ele é um cara que, nos meus momentos mais baixos da vida, senti que poderia contar com alguém que eu precisava esconder nada, não precisava tentar impressioná-lo; ele era exatamente o cara que iria te encontrar exatamente como você é e te ouviria exatamente onde está”, falou Weber.
No momento em que ficou sabendo, na terça-feira de manhã, que Wilson se matou, Weber não acreditou de primeira e assim tentou mandar mensagens e ligar para o amigo.
“Fiquei completamente em choque”, relatou Weber.
No dia anterior, ele não conseguiu atender a uma ligação de Wilson porque estava presente em uma reunião e estava trabalhando o dia todo.
Mais tarde naquela noite, Weber enviou uma mensagem de texto, após ter visto a ligação perdida, à qual Wilson respondeu: “Provavelmente é bom você não ter respondido. Caí no choro e te liguei. hah“.
Nas últimas semanas, os dois amigos estavam “conversando sobre muitas coisas diferentes”.
“Eu sei que ele estava passando por algumas coisas, apenas tentando descobrir qual era o seu objetivo, onde ele deveria estar na vida. Mas, genuinamente, mesmo olhando para as mensagens, não imaginava que isso fosse acontecer. Fiquei totalmente cego”, mencionou Weber.
“Eu gostaria de ter pressionado você com mais força, ter feito mais perguntas. Você sabia todas as coisas certas a serem feitas em relação à depressão, mas eu gostaria de ter dito que você não pode lidar com isso. Mais do que tudo, eu gostaria de ter te chamado mais”, publicou Weber na terça-feira em uma rede social.