Os cientistas da ISRO, a agência espacial do governo indiano, declarou nesta última sexta-feira dia 6, que a base perdeu o contato com o módulo de pouso Vikramdurante pouso na Lua, e que eles não têm nenhuma informação de que poderia ter acontecido com o módulo.
“A descida do módulo Vikram estava normal até uma altitude de 2.1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados”, disse Kailasavadivoo Sivan, o chefe da ISRO.
O governo indiano afirmou que gostaria de ser a quarta nação a conseguir pousar uma sonda na Lua, depois de União Soviética, Estados Unidos e China. A nave que Israel lançou a lua caiu ao tentar pousar. O objetivo da missão indiana era para coletar dados sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local, no entanto a base perdeu o contato com o módulo 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, o qual seria reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.
“É possível que a sonda tenha pousado em uma posição desfavorável e a antena tenha ficado inclinada, sem comunicação com a sonda em órbita, que envia os sinais para a Terra” disse o astrônomo e colunista do G1, Cássio Barbosa.
“A Índia está orgulhosa de seus cientistas! Eles deram seu melhor e sempre trouxeram orgulho para o país. Esses são os momentos para sermos corajosos, e corajosos seremos. O diretor da ISRO deu updates da situação da Chandrayaan-2. Nós continuamos esperançosos e vamos continuar trabalhando duro em nosso programa espacial”Disse Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano.
Se tudo ocorresse como o planejado o módulo Vikram aterrissaria às 17h25h, como o agendado, e após o pouso o jipe Pragyan deveria explorar a superfície da lua entre 20h30 e 21h30.
a ISRO planeja enviar três astronautas ao espaço Até 2022, será seu primeiro voo tripulado e também planejam o lançamento de sua própria estação espacial.