Atriz acusa Xandy do grupo Harmonia do Samba, evangélico,de intolerância religiosa
Cantor teria deixado de mencionar religião afro em música
A atriz Luana Xavier , neta da veterana atriz Chica Xavier, usou suas redes sociais para criticar e acusar o cantor Xandy do Harmonia do Samba de intolerância religiosa. Xandy é evangélico declarado, bem como sua esposa Carla Peres. Segundo Lua, em um show onde ela estava participando, além de ficar falando sobre sua fé, o que a atriz não recriminou, Xandy teria deixado de cantar uma parte de uma música que citava o “terreiro de candomblé”. Para a atriz a omissão da frase na música pela parte de Xandy, seria uma falta de respeito para com as religiões de matriz africana. E tudo isso seria justificado pelo fato de Xandy ter se convertido.
A atriz deu origem a uma verdadeira batalha de comentários no instagram .Veja abaixo a publicação na íntegra:
“Resolvi avisar antes o tema do post, para que só aqueles que realmente estiverem interessados leiam até o final.
Sou muito fã do . Há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória.
Mas hoje me decepcionei bastante com o . Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete. Porém, hoje no repertório do show tinha a música “Raiz de Todo Bem” comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo.
Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem….. Xanddy suprimiu a frase “do canto Candomblé” durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho. Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra “Candomblé” então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? SIM! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida. Toques de Candomblé eram caso de polícia. E para tristeza do povo de axé, voltamos a essa era das trevas, onde muitos terreiros estão sendo invadidos por fundamentalistas religiosos.
Portanto precisamos falar SIM sobre intolerância religiosa. E ao cantor @xanddyharmonia fica aqui o meu apelo… apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta “respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou”. Se não pode pronunciar a palavra Candomblé, retire a música do seu repertório. Fico no aguardo! Boa noite a todos:
Obs: se eu retirar o post é para me resguardar, mas por hora ele segue aqui”,contou a atriz.