“Aparta de mim esse cale-se” diz Rachel Sheherazade sobre polêmica com SBT
Após a publicação de um vídeo polêmico em seu canal no youtube, a jornalista acabou sendo punida.
A jornalista Rachel Sheherazade acabou sendo punida pela emissora de televisão SBT, após a publicação de um vídeo polêmico em seu canal no youtube. O dono do Sistema Brasieiro de Televisão teria afastado a jornalista da apresentação do programa “SBT Brasil”, transmitido ás sextas-feiras.
O afastamento de Rachel, fez com que ela desativasse suas redes sociais.
“Caros amigos, por motivo de força maior, desativei, temporariamente, a minha conta no Twitter. Muito amor a todos vocês” escreveu no Facebook.
O vídeo que motivou o a substituição de Sheherazade “Monstros contra Monstros”, traz duras críticas ao sistema carcerário brasileiro, bem como ao ministro da justiça Sérgio Moro. Rachel abordou na gravação o massacre no presídio de Altamira, no interior do Pará. O incidente resultou em 57 mortes, sendo 16 por decapitação. Ela chamou os carcereiros de “monstros” durante afilmagem e acabou generalizando o modo de trabaho dos agentes prisionais.
“Armas e drogas circulam livremente nas cadeias sob o nariz, sob o olhar do estado e com a conivência dos agentes prisionais”, denunciou a jornalista no vídeo.
“Cadeias são um antro de criminosos, e criminosos dos dois lados das celas, se é que vocês me entendem”, insinuou Sheherazade.
“Os nossos presídios são masmorras, são depósitos de gente, são criadouros de criminosos, detentos e não detentos, se é que vocês me entendem”, completou ela.
Com isso, Silvio Santos começou a receber uma série de reclamações. A mais agravante para a situação da âncira, foi a do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), que acionou a produção. Eles exigiram que a emissora publicasse um anota afirmando que não compactuam com as afirmações da jornalista.
“Primeiro por desrespeitar os agentes penitenciários do Estado de São Paulo e de todo o país ao generalizar a atuação de alguns como se representassem o todo”, diz a carta.
“Em segundo lugar, ao generalizar o caso para desferir críticas aos agentes penitenciários, a jornalista Rachel Sheherazade deixou de lado tanto o respeito à categoria, como esqueceu o profissionalismo e um dever básico de todo jornalista: a checagem de informação”, complementava a reclamação.
Silvio santos não atendeu as exigências feitas, mas teria tirado a apresentadora do programa como forma de punição de acordo com as especulações. Entretanto, a emissora afirma que isso se deu por ” questões estratégicas”. A ideia seria na verdade fazer um rodízio entre os apresentadores para verificar questões de audiência.
Recentemente, a jornalista publicou ainda a frase ” aparta de mim esse cale-le”, na legenda de uma foto com uma boca tapada em referência à música de Chico Buarque censurada pela ditadura militar.