Projeto de lei que “Expulsa Orixás” é aprovado na Bahia e causou polêmica

O projeto foi aprovado e já está em vigor desde o mês de Abril.

Notícias enfatizando casos de intolerância religiosa são muito recorrentes ao redor do mundo em geral. Desta forma, no cenário político, é comum em alguns países a adoção de medidas que priorizem a laicização do estado em detrimento da liberdade religiosa.

Entretanto, no Brasil, um fato um tanto peculiar chamou a atenção no que se refere a legislação do estado da Bahia.

O estado, é muito conhecido possuir uma conexão com culturas afro-brasileiras. Com isso, a prática de religiões como Candomblé, Umbanda, Quimbanda entre outros, são muito curriqueiras em território baiano. Em Salvador, capital do estado, é muito comum inclusive encontrar pelas ruas estátuas gigantescas, maiores as vezes que os postes de iluminação da cidade, representando diversos orixás e outras entidades. O estado, é portanto entregue a essas entidades, onde cada uma delas seria responsável por um região.

Entretanto, o parlamentar Isidório Filho, que é também pastor evangélico, criou uma polêmica lei que visa “expulsar” os orixás da região. Projeto de Lei n.º 23.227/2019, tem como objetivo retirar o território baiano do controle de entidades e entregá-lo à Santíssima Trindade ( Pai, Filho e Espírito Santo).

Parece algum tipo de “Fake News”, mas é verdade! E por incrível que pareça o projeto foi aprovado e já está em vigor desde o ultimo dia 11 de abril.

Segundo o documento apresentado, está anulado “todo pacto feito com principados, potestades e demais anjos do mundo tenebroso que compõem as forças espirituais malignas que possam prejudicar o nosso povo e a nossa gente. Pactos estes, feitos com os anjos das trevas para prejudicar pessoas e/ou famílias nas águas, rios, lagos, lagoas, diques, cachoeiras, marés de enchentes, marés de vazantes, matas virgens ou não, montes, montanhas, desertos, rochas, rochedos, lugares ocultos e outros”.

“Fica decretado, a partir desta data, que o Estado da Bahia com as suas estruturas gerais e seu povo e sua gente, ficam sob a proteção e comando supremo espiritual da Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo)”, afirma o texto.

Comentários
Sair da versão mobile