Os pastores e padres evangélicos possuem uma das mais desgastantes profissões de acordo com as pesquisas. Com isso, diversos problemas diários são enfrentados pelos homens de Deus com seus respectivos ministérios. Um deles é o aconselhamento dos menbros da igreja, que trazem os mais diversos problemas pessoais e colocam mediante ao pestor esperando que o mesmo apresente uma solção plausível.
Desta forma, o site americano “Charisma News” publicou uma lista com os 10 maiores desafios enfrentados pelos pastores no aconselhamento. A interessante pesquisa foi feita atraves das redes sociais, onde os relatos de diversos pastores foram avaliados.
Segue abaixo o resultado na íntegra publicado pelo site:
- Infidelidade conjugal. Muitos pastores lamentaram o horrendo dano causado aos casamentos e famílias quando um ou mais dos cônjuges não são fiéis.
- Divórcio. Obviamente, os dois primeiros estão relacionados. Um número de pastores disse que aqueles que vêm a eles com o divórcio em suas mentes geralmente têm suas mentes inventadas. Aconselhamento é uma formalidade ou um apaziguamento para um acordo de divórcio favorável.
- Abuso sexual e físico. Alguns pastores disseram que esta questão era o tópico de maior crescimento no aconselhamento. Eles não acham que abuso sexual e físico é novo; mais vítimas estão agora dispostas a avançar.
- Problemas de saúde mental. Depressão e ansiedade foram mencionadas com freqüência, mas outras foram notadas como esquizofrenia e transtorno de personalidade borderline.
- Questões sexuais de adolescentes. Mais adolescentes estão buscando ajuda com questões de identidade sexual, pressão sexual e doenças sexualmente transmissíveis.
- Vício. Embora o alcoolismo ainda seja um problema, vários pastores falaram de outros vícios, como a heroína e outros opióides.
- Conflito na igreja. As lutas na igreja levam muitos membros ao aconselhamento. A falta de unidade da igreja tem conseqüências de longo alcance.
- Perda de uma criança. Esta questão é um pesadelo para os pais e muitas vezes requer aconselhamento a longo prazo. Vários pastores expressaram disposição para fazer esse aconselhamento a mais longo prazo do que muitas outras questões.
- Morte de um ente querido. Esta categoria incluiria a perda de todos os outros entes queridos além da morte de uma criança.
- Falta de perdão, amargura. Eu tinha minhas expectativas sobre quais problemas surgiriam antes de colocar a questão antes dos pastores. Este me surpreendeu, embora provavelmente deveria ter sido esperado. Acho que não esperava que aqueles que eram amargos procurassem aconselhamento. Aparentemente, eu estava errado.
Comentários