A evangelista Anne Graham Lotz, filha do falecido e famoso pastor Billy Graham, fez um questionamento um tanto fora do comum em um artigo publicado pelo site “Charisma News”. Entretanto, o que surpreendeu aos leitores, foi que essa deveria ser a primeira coisa que os cristãos deveriam perguntar e se interessar a seber mais sobre. “O que você sabe sobre aquele que Jesus prometeu que Ele pediria ao Pai para nos dar, na Sua ausência? Quanto você sabe sobre o Espírito Santo?” inicia ela no artigo.
O texto da pregadora traz como referência bíblica o livro de João 14:16-17
Confira na íntegra o artigo de Anne Graham:
“E eu pedirei ao Pai, e ele lhe dará outro Conselheiro para estar com você para sempre. Ele é o Espírito da verdade” (João 14: 16-17, CSB).
O que você sabe sobre aquele que Jesus prometeu que Ele pediria ao Pai para nos dar, na Sua ausência? Quanto você sabe sobre o Espírito Santo? Crescendo, eu nunca consigo me lembrar de ser ensinado sobre o Espírito Santo. Eu sabia o nome dele porque o pastor da pequena igreja montanhosa a qual eu pertencia sempre terminava o culto da manhã de domingo com uma bênção em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ele também foi mencionado em casamentos quando a noiva e o noivo foram pronunciados juntos nos mesmos três nomes, ou quando alguém foi batizado. Mas foi só quando comecei a estudar a Bíblia, a fim de ensiná-la, que cada vez mais conheci essa que nos referimos como a terceira pessoa da Trindade. Eu descobri que ele não é assustador; Ele não é um “complemento” ou um extra opcional na vida cristã. Ele é uma necessidade divina.
Quando recebi Jesus como meu Salvador, presumi que o Espírito Santo foi “designado” para mim. Eu pensei que Ele tinha entrado na minha vida porque Ele não tinha opção. Eu agora era seu “trabalho” – sua responsabilidade. Minha visão Dele era que Ele era estritamente profissional, um defensor perfeccionista de detalhes e alguém que me manteria na linha até que um dia Ele me apresentasse ao Pai e dissesse algo como “Aqui está ela. Eu fiz o Meu melhor para trabalhar com o que eu tinha “. Esse equívoco prejudicial poderia ter me levado a viver uma mentira, como eu teria tentado impressioná-lo. Eu poderia ter me queimado tentando ganhar seu amor.
Então, um dia, enquanto lia minha Bíblia, fui tomado pelo seguinte: “Não aflija o Espírito Santo de Deus, com quem foi selado para o dia da redenção” (Ef 4:30, NVI). Embora eu entenda que as Escrituras estão nos alertando para não pecar intencionalmente, intencionalmente, a palavra “afligir” pegou e prendeu minha atenção. Eu refleti sobre a tristeza em minha própria vida e sabia que tinha experimentado essa emoção apenas quando eu me importava profundamente com alguém ou alguma coisa. Eu sofri quando minha mãe foi para o céu. Fiquei triste quando meu marido a seguiu até lá oito anos depois. Eu sofri quando meu pai se juntou a ambos. E percebi que “tristeza” é uma palavra de amor. Eu sofro porque amo minha mãe, meu marido e meu pai.
Essa percepção iluminou meu pensamento quando percebi que, se posso entristecer o Espírito Santo, é porque Ele me ama. O Espírito Santo me ama! Esse foi um pensamento profundo e revolucionário. Ele não é apenas um parceiro profissional. Ele não é apenas designado para mim. Ele não vive dentro de mim porque tem que … Ele vive dentro de mim porque quer viver dentro de mim. Ele se preocupa profundamente com o que eu faço e com quem eu me torno. Quando faço a coisa certa, Ele se alegra. Quando faço a coisa errada, Ele se entristece. Ele não só está espiritual e praticamente envolvido em minha vida, mas também está emocionalmente envolvido em quem eu sou e quem eu sou para ser. Que diferença essa simples verdade fez na minha perspectiva. Eu posso ser eu mesmo com o Espírito Santo. Eu não tenho que estar “ligado”. Eu posso relaxar e ser transparente com ele.
E o Espírito Santo te ama também! Ele se importa profundamente com o que você se importa porque Ele se importa com você (veja 1 Pe 5: 7). Não importa quão pequeno ou grande seja a sua preocupação. Ele se importa. Ele entende. Ele quer o que é melhor para você. Ele deseja que você cumpra o seu potencial dado por Deus. Ele quer aliviar seu fardo, resolver seu problema, confortar seu coração partido, curar suas feridas, trazê-lo através do vale da sombra, banhá-lo com bênçãos e bênçãos. E sim, Ele quer te fazer santo – porque Ele te ama! Ele irá trabalhar todas as coisas – todas as coisas – para o seu bem (veja Romanos 8:28). Então relaxe. Pare de tentar impressioná-lo. Pare de trabalhar tão duro para ganhar o seu amor. Seja aberto e honesto e transparente. Viva com a confiança de que você é profundamente, incondicionalmente, permanentemente amado por ele.
Não posso começar a expressar em palavras o que Ele significou para mim durante o ano passado. Eu experimentei sua companhia constante. Não há absolutamente nenhuma dúvida em minha mente que Ele me carregou não apenas de alguma forma, mas triunfante. Então, se você também for confrontado com uma doença mortal … divórcio … morte … desastre, abra seu coração e sua vida para aquele que é Jesus em você.
Anne Graham Lotz , segunda filha de Billy e Ruth Graham, é a fundadora do AnGeL Ministries e ex-presidente do Grupo de Trabalho do Dia Nacional de Oração. Ela é autora de 15 livros, incluindo seu próximo lançamento, Jesus in Me: Experimentando o Espírito Santo como um Companheiro Constante.
Este artigo apareceu originalmente em .