Líderes evangélicos recebem “ajuda” fiscal do presidente Jair Bolsonaro

Igrejas menores passam a ser isentas de impostos à Receita Federal

RR Soares e Valdemiro Santiago, grandes líderes evangélicos e fundadores, respectivamente, da Igreja Mundial e Igreja da Graça serão os beneficiados com essa decisão. Segundo as informações do jornal O Globo, as instituições religiosas de cunho evangélico devem centenas de milhões de reais.

A Bancada Evangélica obteve uma grande conquista no atual governo, do então presidente Jair Bolsonaro. É um fator que pode ajudar não apenas os pastores RR Soares e Valdemiro Santiago, como também outras igrejas que ainda estão pendentes com a Receita Federal.

Tais quantias que alcançam um valor milionário são por conta das dívidas tributárias. Na tentativa de aliviar essa pressão por conta da situação financeira das igrejas, o presidente Bolsonaro decidiu reduzir essas obrigações fiscais.

Essa solução apresentada por Bolsonaro foi apresentada numa reunião no mês de maio, com a presença do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Bolsonaro fez um pedido para o alto escalão da Receita Federal, a fim de reduzir a cobrança de impostos às instituições religiosas.

A Igreja Mundial, de autoria do pastor Valdemiro Santiago, e a Igreja da Graça, do pastor RR Soares,  os quais devem por volta de 190 milhões de reais, serão os beneficiados. Essa atitude que pode ajudá-los ocorreu depois de um pedido dos deputados evangélicos ao líder do Governo.

As instituições religiosas menores, com menos membros e menor número de arrecadação, não teriam mais a obrigação de se cadastrarem no CNPJ. Isto é, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica,  o qual faz parte diversas tributações, agora deixa de ser obrigatório às igrejas evangélicas.

Outra imensa conquista para os evangélicos é no tocante à arrecação. Atualmente, as instituições religiosas evangélicas passarão a relatar suas movimentações financeiras todos os dias a partir de uma determinada quantia. As igrejas só relatarão movimentações financeiras, diariamente, se a igreja em questão arrecadar uma quantia superior a 4,8 milhões de reais anualmente. Antes disso a quantia era de 1,2 milhões ao ano.

Comentários
Sair da versão mobile