Não é de hoje que a Globo tem se enfiado em muitas polêmicas, mas, desta vez, alcançou um nível internacional.
Foi divulgada uma notícia nos grupos do WhatsApp, em abril deste ano, afirmando que a TV Globo teria sido retirada pelo governo japonês depois do Japão ter, supostamente, percebido que a emissora não é nenhum bom exemplo para as futuras gerações. Não só por esse aplicativo, como também por diversas outras redes sociais, sites e blogs.
No final do mês de março deste ano, a rede de TV, chamada IPC World, a qual é dona do canal IPCTV, divulgou em seu site que encerraria a transmissão do sinal da emissora TV Globo no Japão durante um tempo desconhecido.
Depois de 22 anos de parceria, o canal de TV japonês afirma que a emissora vai alterar seu modelo de negócios e a transmissão da Globo será através da internet: “Nós, funcionários e ex-funcionários da IPCTV, podemos dizer com orgulho que cumprimos com nosso objetivo até hoje. Agora, passamos o bastão para a internet, que realiza a função de continuarmos antenados com o que acontece lá do outro lado do planeta.”
Como foi explicado pela própria Rede Globo, o cancelamento dessa parceria veio da emissora daqui do Brasil e é relacionada com o modelo de negócios.
Não foi possível encontrar comunicado oficial algum por parte do governo japonês (ou de outro veículo midiático do Japão) que confirmasse que a Globo fosse, de fato, uma má influência para as próximas gerações e que isso seja, portanto, o real argumento querendo que acabasse as transmissões por aquele local.
A emissora Globo, no fim das contas, não tem sido mais transmitido no Japão através do IPCTV por causa da decisão tomada pela própria emissora. Conforme dito pela Globo, o modelo de negócios foi o fator que mais incentivou para o encerramento, porém, tudo irá continuar através da internet.