Após seis meses de detenção, Jiang Rong, membra da igreja “ Early Rain Church” e esposa do pastor Wang Yi, conseguiu sua liberdade na última segunda-feira (10). Infelizmente, o pastor da Wang e os demais membros da igreja permanecem detidos.
A notícia da absolvição da Juan, foi pubicada em uma página do Facebook que pertence a Pray for Early Rain Covenant Church e posteriormente confirmada pela CSW. Segundo as informações contidas na publicação, ela foi solta após o pagamento de uma fiança e está acompanhada pelo filho. Ainda de acordo com a publicação, um outro membro da igreja também conseguiu sua liberdade sob pagamento de fiança.
Ela foi presa junto com seu marido e mais 100 membros. Além disso, as pessoas que ficaram tem sofrido diversas ameaças vindas de autoridades policiais e de proprietários de terra na região.
No último ano, as leis de restrição ao evangelho se tornaram bem mais duras e tudo aconteceu num curto período de tempo. Com isso, diversas igrejas da China foram demolidas e não se pode mais falar sobre Jesus para criança. Deste modo, a perseguição aos cristãos tem feito cada vez mais vítimas da intolerância religiosa no país.
O presidente-executivo da CSW, Mervyn Thomas, se posicionou sobre o caso afirmando : “Embora saibamos que Jiang Rong foi libertado sob fiança e se reuniu com seu filho, condenamos firmemente sua detenção de seis meses e as acusações contra ela, que são completamente infundadas”.
Thomas disse ainda que “por meio ano, Jiang foi arbitrariamente privada de sua liberdade e mantida separada de seu filho. Pedimos às autoridades chinesas que retirem todas as acusações contra Jiang, que libertem imediatamente e sem condições todos os membros da igreja ainda detidos, e que cessem todas as formas de assédio contra a igreja.
Enquanto isso, Uma série de membros da igreja já foram detidos por períodos consideravelmente curtos sob detenção administrativa. Wang e Jiang, por sua vez, foram presos acusados de incitar a subversão.