Notícias

Ministro da saúde reconhece que as igrejas cumprem o papel do estado

atualmente, 41% das instituições que prestam apoio a dependentes quimicos pertencem a igreja evangélica.

Luiz Henrique Mandetta, atual ministro da Saúde. Falou sobre a importância das igrejas no Brasil, destacando o incrível papel que elas desempenham na área social e também na área da saúde. Ele se referiu as comunidades terapêuticas cristãs como as principais responsáveis na ressocialização de dependentes químicos no país.

Segundo ele, em sua visão as igrejas “acabam cumprindo o papel do estado”, que seria promover um tratamento de qualidade para os usuários de drogas, de modo a gerar melhores índices de saúde pública. Atualmente, 41 % das instituições voltadas para esses fins no Brasil, ou são pertencentes a igrejas, ou funcionam com o patrocino das instituições religiosas, podendo assim, prestar serviço de qualidade em atendimentos gratuitos para os dependentes químicos. Além disso, Outros 26%, funcionam a partir de comunidades católicas. Sendo assim, apenas 19% são de instituições sem fins lucrativos, não se tem informações acerca dos outros 14% segundo a Agencia do Brasil.

O ministro Mandetta, também falou sobre a eficácia do trabalho das organizações religiosas.

“A medicina não tem uma solução fácil para a questão das drogas. As drogas acabam sendo uma questão de troca, de conversão. A pessoa vai ter um filho. Em nome desse filho, ela larga o vício das drogas. Em nome da mãe, em nome do pai, de um novo amor, um uma estrutura familiar, ela larga”, disse ele.

O posicionamento do ministro possui um grande valor no contexto atual, pois recentemente, alguns especialistas defenderam a ideia de que o cuidado com os dependentes químicos deveria se restringir aos Centros de atenção Psicossociais. eles alegam isso, sob acusação de que as comunidades terapêuticas não são eficazes para a saúde pública porque segundo eles, reproduzem uma lógica de funcionamento de manicômio e por isso deveriam ser banidas.

Entretanto, não é o que mostram as pesquisas e nem a opinião populacional.  Com isso, o estado agora também reconheceu que não daria conta de executar na sociedade o papel das igrejas.

Comentários

Paulo Sales Dias

Lucas Mendes é um destacado jornalista especializado no mundo gospel, com mais de uma década de experiência em cobrir eventos e notícias desse segmento. Com um profundo conhecimento da música e cultura gospel, Lucas se dedica a trazer as últimas novidades, entrevistas exclusivas e análises aprofundadas do cenário gospel nacional e internacional. Formado em Comunicação Social com foco em Jornalismo, ele possui uma paixão pela história e evolução da música gospel, contribuindo significativamente para a apreciação e compreensão deste gênero musical. Respeitado por sua integridade e abordagem imparcial, Lucas Mendes é uma referência no jornalismo gospel, sempre buscando destacar as diversas vozes e talentos deste vibrante e inspirador segmento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo