Um fato inusitado aconteceu na pequena cidade de Chapada dos Guimarães, a 60 km de Cuiabá. Membros de uma igreja evangélica tiveram que fazer a função da polícia , pois um idoso de 69 anos , estava chegando em sua congregação e levava seu dízimo. Quando foi abordado por um meliante em frente a sua igreja, levando assim todo o dinheiro que estava com ele, que era no valor de 860,00 reais.
Quando os fiéis perceberam a ação do ladrão, correram atrás dele e conseguiram imobilizá-lo recuperando assim o valor roubado do idoso.
A polícia militar foi acionada e quando chegou no local o meliante já estava preso pelos fiéis e o dinheiro já havia sido recuperado.A polícia militar então, o encaminhou para a delegacia de Chapada de Guimarãs , onde o ladrão vai responder pelo crime de furto.
Dois outros registros de furto foram feitos na Delegacia de Policia de Capivari TO, para uma Igreja Evangélica, sendo um na Avenida Piratininga e outro na Avenida Nilton Pimenta Neves . Somando ambos locais, meliantes adentraram as igrejas e furtaram dois cofres, R$ 4.500,00 em dinheiro .
As duas ocorrências foram registradas , e segundo o Boletim de Ocorrência, os furtos teriam ocorrido durante a madrugada. Esses furtos vem ocorrendo de forma recorrente em muitas igrejas no Brasil.Fazendo assim com que muitas igrejas evangélicas e católicas , façam o investimento em câmeras e alarmes nos templos religiosos. Algumas igrejas estão optando pela contratação de seguranças.
Já os líderes de grandes igrejas no Brasil, por estarem assustados com tantos furtos, aconselham os fiéis aos evitar levar bolsas, relógios e até mesmo aparelhos celulares. Jamais devem deixar seus pertences nos bancos e sentar próximos de pessoas conhecidas. Se possível, deixe seu veículo em casa e vá aos cultos a pé, pois o índice de subtração de autos tem sido muito grande.