Naasón Joaquim Garcia, Líder da igreja “A Luz do Mundo” foi detido na Califórnia por crime de pedofilia.
Segundo informações passadas pela Promotoria Estadual nesta terça-feira, O líder da igreja internacional sediada no México e que conta com mais de u milhão de membros está sendo acusado de estuprar menores de idade. Não obstante, o Pastor também está respondendo por divulgar vídeos com conteúdo de pornografia infantil, entre outros crimes semelhantes.
De acordo com o promotor Xavier Becerra, o Lider religioso foi detido com mais três mulheres, que atuavam como cumplices dele. Há ainda uma quarta mulher sendo procurada pelas autoridades. Os crimes teriam ocorrido entre 2015 e 2018, período em que ele dirigia a organização religiosa.
As investigações se iniciaram em 2018, quando a promotoria recebeu uma denúncia com um pedido para que identificassem também outras possíveis vítimas. Sendo assim, Garcia e suas possíveis cúmplices foram acusados de obrigar meninas menores de idade a manterem relações sexuais com ele. Segundo as denúncias, as meninas eram pressionadas a fazem isso, pois ao negar as vontades do apóstolo, estariam indo contra a vontade de Deus.
Recentemente, “A Luz do mundo” fez um comunicado negando as acusações feitas contra o presidente internacional da instituição. Foi alegado que as acusações são falsas e que o apostolo Naáson Joaquim é um homem integro e de atitude exemplar. A organização garantiu também que acredita na capacidade das instituições do país para julgar o caso e desta forma, comprovar a inocência do líder religioso.
Durante a maior parte de sua vida, a pesar de liderar uma das maiores comunidades evangélicas a nível mundial, com representações em 58 países, Garcia sempre se mostrou como uma figura discreta diante do público. Apenas agora, o apostolo foi colocado no meio do escândalo evangélico.
Algumas semanas antes das acusações, ele foi homenageado no Palácio Bellas Artes, principal centro cultural do México.