João de Deus está internado em um hospital neurológico desde o mês de março em Goiânia, pois a sua defesa alegou que seu cliente corria risco de vida. O STJ decidiu por 4 votos a 1 que o médium retorne para a cadeia imediatamente e ainda os cinco ministros negaram dois pedidos de habeas corpus movidos pela defesa dele e cassaram uma liminar do próprio STJ que havia autorizado a internação do médium a um hospital de Goiânia para o tratamento de sua saúde.
Os ministros Néfi, Saldanha Palheiro , Laurita Vaz e Rogerio Scheitti foram contra o pedido de prisão domiciliar e contra o pedido da defesa para que o médium João de Deus ficasse internado em Goiânia.
Somente um ministro Sebastião Reis Júnior votou a favor que o acusado tivesse prisão domiciliar com algumas restrições , como não ter seu passaporte em mãos e não poder sair de Abadiânia.
João de Deus é acusado por falsidade ideológica , estupro de vulnerável , porte ilegal de arma.
Advogado de João de Deus disse que seu cliente ficou extremamente triste e aborrecido em saber que voltará ao presídio pois ele tinha esperança de continuar o tratamento em casa ou no hospital.
João de Deus é reincidente a muitas outras acusações como atentado ao pudor em 1980 , crime de sedução contra adolescente, então com 16 anos .Também acusado de contrabando de minério .Foi acusado de ter assassinado o taxista Delvanir Cardoso fonseca . Em dezembro de 2018 o curandeiro foi acusado de violentar mais trezentas mulheres que iam busca de sua ajuda espiritual.
Em 14 de Dezembro , a justiça de Goiás decretou sua prisão preventiva por abuso sexual de centenas de mulheres .Em 16 de dezembro ,após ter sido considerado foragido desde 15 de dezembro , entregou -se a polícia e foi preso.
João de Deus era aclamado como um dos maiores médiuns do Brasil e do mundo.Gente de todas as partes o planeta vinham para se consultar com João de Deus,que ficou milionário com as consultas espirituais realizadas.